quarta-feira, 24 de junho de 2009

Liberdade...


Estou falando de liberdade.Não libertinagem.
Liberdade significa: "Sei que posso fazer tudo, mas nem tudo me convem." A pessoa sabe que existem consequências associadas às suas acções.
Libertinagem significa: "Sei que posso fazer tudo e não tentem impedir-me". É um acto de rebeldia egocêntrica e inconsciente.

Então por que a liberdade nos assusta?O fato é que quando eu te digo você é livre,o causador dos seus atos é único e exclusivamente você.Isso se vemos sobre o angulo que somos mais que soberanos perante nossos atos.O fato é que nós não conhecemos nem a nós mesmos.Quem dirá os outros?:).Quantas vezes você planejou tudo pra você falar da melhor maneira.Agir da melhor maneira.E na hora H,saiu tudo ao contrário?O ser humano é uma conta que jamais terá uma resposta única.Não.aceitar isso não é fácil mesmo.Não estou dizendo que é.Pra mim nunca foi.Mas, precisamos trabalhar isso,pra não precisarmos sofrer demais depois.Amor não morre meus queridos,modifica-se da melhor ou pior maneira.Cabe a nós junto com Deus guiá-lo.

Vida-É o Amor existencial.
Razão-É o Amor que pondera.
Estudo-É o Amor que analisa.
Ciência-É o Amor que investiga.
Filosofia-É o Amor que pensa.
Religião-É o amor que busca Deus.
Verdade-É o Amor que se eterniza.
Ideal-É o Amor que se eleva.
Fé-É o Amor que se transcende.
Esperança-É o Amor que sonha.
Caridade-É o Amor que auxilia.
Fraternidade-É o Amor que se expande.
Sacrifício-É o Amor que se esforça.
Renúncia-É o Amor que se depura.
Simpatia-É o Amor que sorri.
Altruísmo-É o Amor que se engrandece.
Trabalho-É o Amor que constrói.
Indiferença-É o Amor que se esconde.
Desespero-É o Amor que se desgoverna.
Paixão-É o Amor que se desequilibra.
Ciúme-É o Amor que se desvaira.
Egoísmo-É o Amor que se animaliza.
Orgulho-É o Amor que enlouquece.
Sensualismo-É o Amor que se envenena.
Vaidade-É o Amor que se embriaga.
Finalmente, o ódio que julgas ser a antítese do Amor,
não é senão opróprio Amor que adoeceu gravemente.

Chico Xavier


Débora