terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Complexidade.





O ser humano é um misto de sentimentos contraditórios, que muitas vezes, confunde -0 em sua existência. Quem nunca sentiu ou pensou: por que eu fui falar aquilo, por que fiquei tão brava(o), por que determinada ação me encomoda tanto, por que gosto de um tipo de pessoa mas,ora outro tipo e muitas outras contradições.O ser humano é difícil de ser entendido, ele é tão complexo, tão subjetivo e ao mesmo tempo anda tão colado às objetividades econômicas, religiosos, sociais e políticas. Não dá pra definir gente entende? Não dá pra falar em bonzinho ou em malzinho pois, nos enganamos. O que ela, ele é? Ser humano. Mas isso não impede que nos afastemos de quem nos faz ou fez mal, é nosso direito mas, desde que tenhamos em mente que ele não é pior ou melhor que a gente mas, simplismente a pessoa tem algo que nos encomoda.Ou ao contrário, se aproxima não por que é bonzinho, mas sim por que a pessoa tem algo que te causa admiração, carinho..... Há algo, mesmo no campo da subjetividade, algo tão peculiar, que pode atrair você para determinada pessoa. Todavia, o ser humano é carente por natureza, e Freud utiliza do mito do Totem e Tabu para demonstrar de modo fático que o processo de socialização exige que assim sejamos;carentes. A discussão é difícil de ser entendida mas, de fato somos carentes. Buscamos , muitas vezes descontar essa carencia nas exigencias que o amigo,irmão, namorado,esposa,marido, filho seja perfeito e não é! Ou então nas drogas, bebidas alcoolicas,desejo exagerado de trabalho e etc, é um ato de fuga.Cada um dá seu jeito e faz oque pode para amenizar tanta carência.Mas se a carência do outro já é tão profunda, imagina a carência de si mesmo? Não saber do que gosta, de quem gosta, oque quer ( e isso pode mudar,varia por diversos fatores internos e externos) mas, o fato é não se reconhecer como sujeito que modifica é muito doloroso. É quase um ato de negação do próprio eu e o ser humano é mudança!
Mudança dói ( e dói pra cacete) mesmo que seja para o bem.E nós devemos sofrer.Se não, tudo aquilo que não damos conta é escondido lá no inconsciente, tudo que não damos conta a gente esconde lá,bem longe do consciente. Mas pode vir a tona por meio das psicoses. Se abra ( mas não escancarando tudo para qualquer pessoa mas, para a pessoas ou pessoas certas). Liberte para que a casa volte a ser um ambiente confortável. Medos, falhas, raivas, vontade.Mantenha a armadura que precise mas, não se arme contra a felicidade. Há uma linha tênue entre uma tristeza e a tristeza profunda e muitas vezes depende de nós não deixar que a tristeza se torne o fundo do poço.
Coloco agora um visão mais espiritualista mas ,não menos verdadeira que é uma lição da filosofia de vida que sigo: o espiritismo. Enquanto não puder ajudar quem cai, afaste-se, mas não deixe-o só,recorra aos demais. Mas não se aproxime, pois somos frágeis e a energia ruim dos outros nos afeta .Reze pela pessoas,peça oração,peça benção, voce fará muito melhor a ela se não estiver pronto . Cuide-se!Que se ama cuida, se cuida!Se proteja mas, não deixe de fazer nada intensamente .Como? Respeitando seus limites, reconhecendo oque gosta e oque não gosta.
ps: Não vale fingir para agradar,vale modificar, se doar ao outro faz parte mas ,mudar e dar ( no bom sentido da palavra,rs) oque pode e oque não pode? Aí não,isso é submissão e não amor!;)Pense nisso.... desprenda-se do peso da culpa,errou , isso acontece!O ruim é se manter caido e não tirar lições que nos amadurecem. Hoje ( beirando aos 24) sei que sou muito melhor do que quando tinha 16 anos. Mais humana,me permitindo mais aos erros e acertos.


Um abraço fraterno.

A paz.


Débora Gonçalves

domingo, 22 de janeiro de 2012

Caminhe, a hora é o agora!





Em uma mão está o choro,a raiva, o rancor, o desanimo,o sentimento de vítima e na outra mão, a prudencia,ao mesmo tempo o sentimento de vontade e fome de vida,de contrução,pensamento positivo,amor!:).A gente pode escolher.O bom pleno não é corente mas, você pode se focar nele.Nem que você diga: não,agora eu vou ficar na minha,agora é eu,vou me organizar,ficar na boa,para daqui um tempo poder receber de braçoas aberto tudo de bom que a vida dá. O agora é agora,não duvido,o agora bem pensado,bem feito e bem vivido é uma construção do daqui pra frente.Viver o aqui e agora faz parte!Pega essa barca e vai descobrir,não guarde nada na vontade,tudo oque for possível e impossível.Pinte cor no seu dia,cada um vai saber se pode se dividir ou não mas vá,com responsabilidade,tente,leve na cara,viva!O medo faz mal,a realidade é o aqui e agora, e se essa realidade,que é muita dinâmica,pichada pelas sombras do passado estiver obscurecendo a vista,se o momento estiver meip sombrio,vá,vá lá...tome na cara se for preciso,faça de tudo.Que tudo vai dar certo!

Meu silêncio só expressa o meu estado de espírito,não quero conflitos,quero paz,paz,paz,água fresca,serra.Isso é direito de todo mundo!
Lembro muito bem de um cara,amigo de uma amiga minha que sumiuuu do mapa.Sumiu,ele passou por uma situação muito complicada na vida dele.Silenciou-se,partiu,não quis dar explicação pra ningém.Mas ele fez a escolha certa,escolheu a mão que tava tudo de bom,foi lá,correu atrás pra se reconstituir e hoje esta na boa.Na boa,não sem problema nenhum,isso não existe,mas se encontrou.Não magou ninguém e tá aí,capaz de fazer muita gente feliz e uma mais ainda em especial.E ela mereceu!:)

Não tenha medo,curta seu tempo...ninguém sabe mais de você que você mesmo.
Toda dor vem da vontade de não sentir dor.

A paz.

Deixo uma música:
Nuvens que são só nuvens, pois sei que o sol brilha sobre nósDias que são só dias, o tempo passa e ainda se ouve a vozGente que foi embora, que não faz falta e foi melhor pra nós
Tudo pode ser melhor assimSomente eu e vocêNóis dois agoraAgora é a hora hora é agora
Só existe o agoraSó existe o agora

sábado, 7 de janeiro de 2012

O que esperamos do ato de amar?




Amar não é tarefa fácil, e se assim fosse, o planeta terra não teria "experimentado" as guerras, o nazimo, o fascismo, e hoje, não vivia as misérias emocionais,psiquicas e de alimentos de muitos de seus habitantes. Não, eu não sei a fórmula do amor ,não sei de nada mas, sei, que amar não é tarefa fácil.Já li sobre amor, desde livros de auto ajuda, até de psicanálise mas, sei que nunca saberei.Muitos de nós, primeiramente, amamos uma projeção de pessoas,que achamos que preencherão todas as nossas lacunas da alma e psiquicas.E a gente se engana. Se engana pois o outro é um ser humano, cheio de lacunas, com defeitos,muitos defeitos,muitas dúvidas mas, também muitas qualidades. Primeiramente a gente se apaixona, se apaixona por colegas, amigos, namorado, e algumas vezes marido e esposa. Mas depois de certo tempo, a gente percebe que o outro não é o remédio de nossas vidas, percebe que ele talvez, pode não ser tão forte a ponto de conseguir superar a sua falta de coragem e se mesmo assim, depois desse vendaval de realidade,desencontros, a gente ainda sentir que pode ser feliz e fazer feliz alguém: isso tem nome e se chama amor. Sempre tive um problema: amadureci cedo demais. O meu agir muitas vezes, se assemelha a uma pessoa de 30, 40 anos mas, acredito, como uma criança, que o antídoto de guerras, conflitos é , antes de tudo, é o amor. Pois, mais do que uma determinação biblíca é um dos sentimentos, que poucos , realmente já vivenciaram, pois foram egoístas demais para abrir-se para o outro.E isso vale para o amor próprio.Muitas das pessoas que não sabem amar,vivenciam ou vivenciaram um longo desafeto, que gravam em suas mentes,o vício do desamor. A gente não pode amar por ninguém,ter coragem por ninguém mas, a gente tem o dever de amar a si,para receber de braços abertos o amor de quem pode e quer nos amar. Quem não se ama, desconhece o amor do outro sobre suas vidas.


Não dá pra fugir...uma hora acontece.Algumas horas acontecem e vai depender da gente, aceita-lo ou não.




Bom amor pra todos,desejo a todos,um 2012 de muitooo amor!s2


E desejo a mim, muito amor também.




Abraço fraterno
Débora Gonçalves



Débora Gonçalves