quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Falso Moralismo

A visão de um religioso,de um profissional ateu,de um profissional que acredita em Deus,de um amigo,de seus pais,colegas,colegas de trabalho,bem.Prestando atenção nisso,venho escrever sobre o falso moralismo.Comece olhando pra você.É perfeito?Nunca errou?Senhor ou senhora da verdade?Age como se fosse o próprio Deus?Age como se fosse a própria verdade?Dia desses meu professor de antropologia,em uma crítica a um seminário que participei sobre a velhice me falou uma coisa,que acredito que nunca mais vou esquecer.Só sabe dos seus sentimentos quem o vive,cara.Você dizer pra alguém,ah,se fosse eu,nossa teria feito muito melhos,perfeito...blá blá.Preste bem atenção.Cada pessoas é única.O contexto,a subjetividade e até mesmo a genética de cada indivíduo é uma.Não adianta você tentar implantar uma imposição a alguém.Não digo imposição de palavras só.Mas de gestos também.Sabia de uma coisa?Quando você exclui seu colega por uma ação,posição e etc,em nada de Deus está praticando.Panelinhas?é,o ser humano precisa se unir a outros sim.Ninguém consegue viver sozinho.Eu não me vejo sem as pessoas especiais da minha vida.Família,amigos,colegas,namorado.Mas,você se fechar neles,sem dar abertura para outras pessoas entrarem na sua vida,aí oque acha que está fazendo?Pensa nisso.Tenho visto muita panela.Panelas para unir forças,forças com outros grupos,e que acaba gerando aquilo que muitos acham que não vivem,que é chamado o preconceito.Aqui,de boa?Longe de bem estar afim de ensinar alguma coisa pra alguém,pois quanto mais falo,menos sei aonde vou chegar nisso.Outra coisa,você acha que diminuir preconceito é fácil?Vai nessa.Mas em fim,é difícil.Mas a primeira coisa que você deve fazer pra melhorar,é reconhecer o preconceito.É,é complicado.Dia dessas eu passei na rua,e quis dar a volta por medo das pessoas que estavam lá.Depois tive vergonha de ter agido assim.No outro dia,passei no mesmo lugar,e saiu de mim um sorriso para as pessoas alí.Tive medo?Tive.Mas não doeu.Ninguém tirou pedaço meu daquele grupo.Em fim.Oque me entristece é saber que as pessoas se unem não por amor ao próximo,mas só por interesse.Egoísmo.Não existe amizade,quando você se une pra fazer mal ao outro.Eu,uma quase agnóstica antigamente,hoje,mesmo com poucas palavras e muitas vezes na minha,tento aprender em mim o amor de Deus,seguir o que ele diz " Amar ao próximo,como a ti mesmo.Aos ateus,Sartre é um exemplo legal.Ele diz,quando se julga melhor que alguém,você está negando o existir dela,nega-se a liberdade de existir e sua própria existencia,pois também é um ser existencial.Pense nisso.Se não tiver nada de bom pra falar aos outros,se cale.Deixa da sua boca sair palavras como " Parabéns","Você merece","Isso acontece com qualquer um","Respeito a sua visão".Além de "Você está errado","Que nojo de você","Quem mandou,eu avisei,se ferrou".Trabalhe sentimentos ruins como a inveja,o ódio,desprezo,arrogancia,prepotencia.Sério.Quem precisa deles?O mundo precisa é de amor.E a mudança não vem do outro.Vem de vc mesmo.Idiota?É alguns vão te achar assim.Mas,pensa bem,o problema é do outro até o dia que ele não chegou a você.O dia que chega é seu.A sociedade é a sua construção.Se não agirmos hoje,verás bem o mundo que seu filho vai viver.Sai da sua boca,palavras de amor,mesmo que for necessário passar um sabão para ajudar alguém.Até os xingos acordam,mas um "Eu acredito em você",faz muito mais diferença.
Moralismo,seja ele religioso,científico e etc é sinônimo de hipocresia,é afirmar que é perfeito,enquanto na verdade a imperfeição existe em tudo e em todos.Perfeito é Deus,e só.O primeiro passo para alguém se aproximar de DeUS,é falar pra si mesmo que não é Deus.(citação de alguém que não lembro agora.

Na paz.Aos ateus,aos agnósticos,aos católicos,aos espíritas,aos judeus,aos Ubandistas,aos protestantes etc...(mais do que diferenças,nos devemos prestar atenção nos objetivos em comum,que é a Paz nesse mundo louco).
Débora