domingo, 23 de agosto de 2009

O nosso papel?


Os julgamentos em torno da realidade que nos cerca faz da verdade um elemento ainda obscuro.A verdade está encapada de julgamentos adquiridos de acordo com a nossa cultura.De acordo com os valores da sociedade criado pelo ser humano.O chamado Liberalismo político antes vigente,e agora o atual Neo Liberalismo fazem da verdade,um conjunto de verdade baseadas na aparência ,nos bens materias e na super competição e em contrapartida uma perca de valores .
Bem, dizem muitos ateus que acreditar em Deus é uma maneira simples de um ser humano não se perder de si mesmo.E eu realmente não acho problemas nisso.Sabe porque?Pois quanto mais eles me dão resposta acerca do papel de Deus na vida ,mesmo sendo uma explicação muitas vezes coberta por um único tipo de saber; que é a razao ,vejo mais o amor de Deus em nossas vidas.Variados psicólogos ressaltam a importância de Deus nas pessoas.Várias.A importância da fé.Mas dizem assim: POIS ACREDITAR EM DEUS,LIBERA UMA SUBSTANCIA X NO CORPO QUE FAZ DIMINUIR AQUELA OUTRA TAL z.bLÁ BLÁ.E eu pergunto e daí?Aham.
Uai.Pq pensar em Deus faz sentir bem?Pq justo ter fé faz sentir bem?Pq não faz mal?Pq?
A maior prova de Deus(em seu sentido real,não coberto de senso político e etc),é o amor.Então ,enquanto mais as pessoas falam de substancia x ,y ,z.Eu mais vejo o poder de Deus.E tem gente que diz: Aqui vc acredita em Deus porque é alienado.rsrs
Não,apesar de uma simples estudante de graduação que ainda não é mestre nem doutora,não me considero alienada não.Sabe porque?Não pela graduação.Mas sim pela humildade de reconhecer que, a ciência nada mais é a mostra do que existe em provas empíricas.Mas não cria nada.Cria algo,mas sempre a partir do que já existe.E quanto mais eu estudo.Mais eu vejo Deus.Um professor de meu cursinho,quando tinha 17 anos,(ele era fessor de Física), dizia:
Olha,não me pergunta isso,pois isso não tem explicação.
Também não sei.E escrevia no quadro.Tudo oque eu não explicar eu tenho uma resposta:
É porque Deus quis.:D.Achava aquilo mega demais meu.Muito mesmo.ps:E ele era DOUTOR em astronomia.Ou seja ,ele era fodão msm.
E mais uma coisa:Existe um longoooo caminho que separa Deus da religião.A religião é um meio lindo(se usada sem fanatismo) de encontrar Deus.Não é una,pois o único elemento uno capaz de unir todos os povos é o respeito às várias culturas sem se julgar melhores (etnocentrismo).RESPEITO e o reconhecimento que existem n culturas é uma meio lindo de encontrar a Deus.Não digo que isso é fácil.Não gente.Não é.Eu vivo brigando comigo mesma,sim eu julgo crtas religioes sim,mas tento diminuir a cada dia.Como?Guardo pra mim.Não repasso meus precoceitos a diante.Até mesmo os antropólogos que são estudiosos "treinados" para isso sofrem e muito para respeitar as culturas diferentes.Leiam 9 noites,um diários pessoal de um antropólogo que vão entender.Mas eu diria que pelo menos diminuir os preconceito e estudar mais sobre x cultura já seria um mecanismo bem vindo para diminuir o pre conceito sobre seu vizinho do candomblé,sua amiga protestante,seu pai católico,seu treinador espírita(Doutrina), seu professor ortodoxo,sua tia judia etc...
Alienar-se(lógico que precisamos disso,claro,então a gente enlouquesse mesmo,mas digo alienar-se com proposito x ,se achar superior) é um mecanismo de julgar tudo.E procurar respostas mentirosas que somos melhores que nossos irmãos,a quem Jesus Cristo nos ensinou a ter amor,nada tem dos ensinamentos d Cristo.JESUS É PERFEITO.

Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e Dalai Lama.

Leonardo Boff explica:

"No intervalo de uma mesa-redonda
sobre religião e paz entre os povos,
na qual ambos participávamos,
eu, maliciosamente, mas também
com interesse teológico,
lhe perguntei em meu inglês capenga:
- "Santidade, qual é a melhor religião?"
Esperava que ele dissesse:
"É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo."
O Dalai Lama fez uma pequena pausa,
deu um sorriso, me olhou bem nos olhos
- o que me desconcertou um pouco,
por que eu sabia da malícia
contida na pergunta -
e afirmou:
"A melhor religião é a que mais
te aproxima de Deus.
É aquela que te faz melhor."
Para sair da perplexidade
diante de tão sábia resposta,
voltei a perguntar:
- "O que me faz melhor?"
Respondeu ele:
- "Aquilo que te faz mais compassivo
(e aí senti a ressonância tibetana, budista,
taoísta de sua resposta),
aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado,
mais amoroso,
mais humanitário,
mais responsável...
A religião que conseguir fazer isso de ti
é a melhor religião..."
Calei, maravilhado,
e até os dias de hoje
estou ruminando sua resposta
sábia e irrefutável .

Acho isso lindo demais.(Dalai era o Cara)

Bjuss
Débora