terça-feira, 14 de julho de 2009

A caminho da escolha.

Na metade do século 19 foi publicado o Manifesto Comunista de Marx e Engels que começava assim: “Um fantasma ronda a Europa – o fantasma do comunismo”. Hoje, passado mais de um século e meio, não se lê mais, nem se vê essa ameaça, em compensação há um fantasma silencioso, é o fantasma da depressão que impressiona a Organização Mundial de Saúde. O crescimento do número de depressivos já teria atingido a 350 milhões de pessoas no mundo. Há previsões de que até o ano de 2020 a depressão passe a ser a segunda maior causa de incapacidade no trabalho e perda de qualidade de vida. A depressão já é considerada não só uma patologia individual, mas também um sintoma social.

O que mudou na sociedade para gerar esse aumento substancial de depressivos? Sempre é difícil pensar uma doença subjetiva em termos sociais, mas também se sabe que novos tempos, com novos hábitos influenciam as patologias psíquicas e orgânicas. No caso das depressões, todos os indícios são que o impressionante aumento da velocidade criou uma defasagem entre os que se adaptam e os que sofrem mais nesses tempos acelerados. O tempo foi decisivo na história da guerra, do comércio, indústria, na informática e por isso se diz que tempo é dinheiro, mas porque a velocidade é poder. Os mais rápidos chegam antes em tudo; mas felizmente o tempo não é só dinheiro, porque ele é também memória, que é desejo e nada mais humano que o desejo, especialmente o desejo inconsciente.
(Extraído do :http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2579318.xml&template=3898.dwt&edition=12707&section=1012)

Eu sinceramente fiquei sem saber começar este texto.Pois posso dizer que sei oque estou escrevendo,pois não sou melhor nem pior que ninguém e todos podem superar.Falo sobre a minha visão de "paciente" tudo bem e de amiga.Bem,a depressão,como vimos é o mal do século.É,pra quem sente é muito mais do que isso.É a dor de não se ver mais merecedor de alegrias, é não conseguir sorrir do que sorria antes, é se sentir abandonado pelo mundo.Pois bem.Era exatamente assim que eu me sentia.Muita vontade de dormir,aos poucos fui me isolando do mundo.Me afastei de amigos,de Deus,estudei por estudar.Por alguma causa,mesmo estudando por estudar,certas matérias ainda eram a minha maior alegria.:D.Bem,no iníco do ano descobri uma depressão profunda,fiquei triste.Me senti mal comigo mesma,pois eu achava que eu simplismente estava com atitudes depressivas por causas dos problemas e não depressão.
Devo ter ficado em silêncio por uma semana,e justo eu,que faço maior bagunça aqui em casa.(Louca).rs.Me afastei,fiquei sozinha e ouvia Rosa de Saron 24 horas por dia.E isso foi bom.Você deve estar pensando ,bom?Como pode.Foi.Prestei atenção mais em em mim, resgatei meus valores(com Jesus é claro,eu o aceitei em minha vida),analisei cada pessoa ao meu redor, pensei muito sobre cada uma delas,pensei cada motivo de certas atitudes minhas.E resolvi que eu realmente queria ser feliz.Tirei de perto de mim TUDO,que não me fazia bem,desde de pensamentos,pessoas, a objetos.Relembrei,procurei ser racional,olhei as coisas de um ponto mais exato e optei por não deixar a emoção negativa da depressão me atingir pelo todo.rs.Dia desses,quando visitei a minha psicologa,ela olhou pra mim: Será que vc tem depressão mesmo?O que você acha.Não soube responder.Mas fiquei feliz com um fato ,eu havia melhorado.:D.
Eu não minto pra você,dizendo que estou 100%,não mesmo.Preciso melhorar muito mesmo.E nem gosto de tocar nesse assunto,mas li algo hoje sobre um adolescente que foi capaz de se entregar ao suicídio.Eu escrevo o blog para quem quer dias melhores,Não pra quem já tem TUDO MElHOR.E se você estiver nessa,saiba que você pode sair dela.Saiba que você pode estar achando que o mundo te esqueceu,mas não está.Te convido a abrir uma bíblia,orar,ouvir a música do Rosa se não tiver forças pra isso e optar pela vida.Esse assunto é delicado e eu falo sobre um olhar subjetivo de alguém que está superando isso,mas não menos amável com você que busca o pior caminho que é se entregar a essa dor.Pode ser mais fácil viver triste e isolado,mas saiba que você não é pior que ninguém para precisar fugir da sua vida ao inves de lutar pela felicidade.Pensamentos ruins.Todos temos.Mas podemos superálos.

Eu me lembro que eu saia sempre das minhas tarefas e ficava sentada numa praça,olhando uma cascata linda que tinha lá.Refletindo,horas orando.Optei pela felicidade desde de o fim do Carnval,quando percebi que muita coisa deveria sair de perto de mim e de dentro de mim,para eu voltar a ser feliz.Fiz uma reforma,tirei de perto de mim pessoas que me magoavam, optei por brigar comigo nos pensamentos ruins,optei por pessoas me amassem,optei pela felicidade e saiba que esse é um direito todo seu.Você é livre em Jesus para viver.E hoje,estou a cominho da cura.Recaídas?Tenho sim.Mas eu me levanto de novo.Tenha foco no lado bom da vida.As vezes a gente foca só o lado ruim e enquanto isso o tempo passa.E vc não pára de se lamentar.Buscar a ajuda de um psicologo meus queridos,não é o mesmo que estar louco.Até isso eu já ouvi,mas sim admitir na humildade que você quer optar pela felicidade.E isso combinado a uma fé,que vai sendo construída ao longo dos tempos e só vai aumentando.

Tenha fé...
E saiba que amigos são prata,família é ouro,e Deus é tudo.Você simplismente acha que está sozinho,só acha,é como uma sobra,não é realidade.
A primeira a me ajudar foi eu mesma.Escolha isso também.Fugir das coisas,só nos esconde mais da felicidade.Encare-a de frente e será um vencedor.

Se quiseres a minha amizade,aqui estou...
se quiser me add no msn pra trocar idéias,amizade é a coisa mais linda da vida....: debynha764@hotmail.com

E troquemos a dor pela Felicidade.

Débora Araújo